terça-feira, 31 de janeiro de 2017

ABC do Tarot : C de Crendices



Existem muitos mitos e crenças a respeito do tarot  , este sistema que fascina tanto quanto intimida o imaginário coletivo.
Hoje eu vou abordar alguns deles :

Quem lê as cartas precisa ter uma entidade acompanhando e intuindo.

Não , não precisa.
O Tarot é um sistema completo em significado e disponibiliza recursos e métodos para uma fluente leitura sem necessariamente carecer de mentores , ciganas  ou afins para viabilizar.
Se você vai a um lugar e a cartomante te diz coisas como : " a minha cigana está dizendo " ou o "orixá está pedindo" e etç , então significa que você está numa consulta com a cigana e com o orixá e não numa consulta de Tarot , simples assim.
Se é o que você busca , então perfeito.
Mas se você busca Tarot , preste atenção na maneira em que o profissional se coloca neste sentido .
Da mesma forma quando o profissional diz : " eu acho que" reflita se você foi consultar o achômetro dele ou se foi consultar o Tarot.
Sempre pontuo para a consulente da seguinte maneira:

"O Tarot nos mostra."
" Vejo através deste arcano."

Entretanto o profissional pode sim ( e até deve) ter a sua espiritualidade ativa e se de acordo com a fé que professa houver a necessidade de ritos , imagens e práticas onde ele se alicerce para se sentir mais confiante e equilibrado para realizar o atendimento , não há problema algum independente da linha espiritual que ele seguir.
Eu mesma tenho , gosto e pratico os meus paranauês. Sem jamais deixar que isso interfira no que entendo e me proponho a oferecer : consulta de tarot.
Vou dar um exemplo :  o atleta , vamos supor ...um nadador que quando vai para uma  competição antes de pular na pscina  faz um discreto sinal da cruz ou se liga mentalmente com suas divindades.
Ele  se conectou mas na hora do vamos ver o que ele fez ?
Nadou.
Não ficou rezando ou criando ao invés do nado de peito criar o nado estilo pai nosso!
Por outro lado , há momentos sim na consulta e eu já escrevi sobre isso neste post aqui em que o insondável acontece e realmente é mágico.
Mas essas coisas são espontâneas e não tem hora certa pra ocorrer. Não tem como depender ou botar uma entidade ali de " assistente de cartomante" ...pelo menos não as esclarecidas e de luz...
Portanto tem que segurar a consulta é através de preparo , de estudo , de consciência.
E se em algum momento ocorrer uma iluminação diferente  é um bônus que nem sou eu que estou ofertando : na verdade quem traz é a consulente .



Ler cartas é dom , é errado cobrar !

Cantar é um dom.
Então deveriam os cantores custear aulas de canto do bolso , adquir instrumentos ou contratar bandas com seus próprios recursos , locar estádios e investir na publicidade de seu projeto onde ele dividiria seu dom com o público que inclusive seria premiado com seus cds totalmente gratuitos , afinal é um dom ! Não pode cobrar!
Mas ...espere aí...
Se o cantor não cobrar , como que ele vai ter o recurso para fazer tudo isso?
E fora a empreitada artística , como ele vai vestir , comer , cuidar da familia?
Vixi...
Provavelmente ele vai ficar só no dom , nem estudar vai ...
E no fim vai ser cantor de fim de semana ( qualquer coisa que pagarem está valendo)  ou até cantor na praça da Sé esperando alguem jogar moeda se achar que valeu.
Traduzindo : o profissional que estudou , que se preparou e que tem uma excelência pra te oferecer e vai sim botar valor em seu trabalho.
Vai haver momentos em que ele vai fazer caridade , da mesma maneira que o cantor participará de projetos onde empresta sua imagem e carisma para uma causa sem que haja um ganho financeiro.
Mas isso não é regra nem obrigação. É um sentir e poder se doar naquela circunstância até mesmo porque a prosperidade estabeleceu -se pois é ótimo profissional.
E se ainda não ficou claro , adiciono fatos ( e contra fatos não há argumentos) :

"Em 9/10/2002, cinco anos após a revogação do indigesto decreto-lei, surge a portaria ministerial nº 397, instituindo uma nova CBO – Classificação Brasileira de Ocupações (CBOsite)que reconhece o tarólogo, o cartomante e o vidente por intermédio do código 5168-05 e, igualmente, o astrólogo e o numerólogo (5167) e as terapias alternativas (3221). As normas foram baseadas em codificações promovidas pela OIT - Organização Internacional do Trabalho (www.ilo.org) que, em sua Classificação Internacional Uniforme de Ocupações, também reconhece nossa classe sob o código 5152: fortune-teller. Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Emprego (www.mtecbo.gov.br) considera serem ocupações ou profissões legais e, assim, podemos ser tanto autônomos quanto ter uma microempresaou uma carteira profissional registrada. "*

Pois é:  estamos em 2017 , tanta informação e esclarecimento tanto no aspecto esotérico quanto no aspecto legal e ainda tem gente acreditando que tarológo /cartomante  não deve cobrar porque é dom.
Gente...
Eu só vejo duas possibilidades aí:
Ou a pessoa sequer imagina o que é uma consulta de tarot profissional  e sendo ignorante neste sentido linka espiritualidade com Deus que tudo nos dá de graça...Mas mesmo assim , tanta coisa não sabemos direito como é e para conhecer , entendemos que precisa comprar...pagar...
Ou a pessoa está mesmo de má fé e querendo ir na "aba" ...feito aqueles "fãs" que amam tanto o cantor  mas não são capazes de comprar CD oficial  e fica de um modo ou de outro tentando ganhar convite e cortesia para o show.
E para finalizar : existem vários anúncios ( colados nos postes hheheh)   que afirmam que "consulta grátis"...Mas pode ter certeza , alguma coisa você vai pagar sim .




*Artigo na íntegra sobre a regulamentação trabalhista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As águas de março : Imperatriz e um novo ciclo

Finalizando março, que é um mês especial. Três é um número perfeito,inspirado.Simboliza materialização ,o florescer. Se floresce...